Mês de conscientização sobre o câncer de testículo.
O câncer de testículo é a doença maligna mais comum em homens entre 15 e 35 anos de idade. Pode ser uma doença muito agressiva, com disseminação para outras partes do corpo. Porém, felizmente, os pacientes respondem bem ao tratamento e apresentam grandes chances de cura.
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença são criptorquidia (quando a criança apresenta um testículo que não desceu para a bolsa testicular) e histórico pessoal ou familiar de câncer de testículo.
O principal sintoma é o surgimento de nódulo endurecido ou aumento no tamanho do testículo, geralmente indolor.
O diagnóstico é feito com o exame físico (o urologista examina a bolsa testicular do paciente), e com exames complementares (ultrassonografia e exames de laboratório).
O primeiro passo do tratamento é sempre cirúrgico, com remoção do testículo acometido. Muitas vezes pode ser colocada uma prótese de silicone no local do testículo que foi retirado, para manter a aparência normal da bolsa testicular.
Após a cirurgia, a decisão de realizar tratamento complementar (quimioterapia ou radioterapia) baseia-se principalmente de dois fatores: do tipo de célula presente no tumor, e se houve disseminação da doença para outras partes do corpo.
Quando o diagnóstico é feito na fase inicial da doença, as chances de cura chegam a 100%. Como realizar o auto exame dos testículos O ideal é realizar o exame após um banho quente, quando a bolsa testicular fica mais relaxada.
- Observe a pele da bolsa testicular, perceba se há alguma alteração na sua aparência.
- Segure um testículo de cada vez, utilizando os dedos de ambas as mãos, e deslize os dedos pela superfície do testículo (ela deve ser lisa).
- Na parte de cima e atrás do testículo é possível sentir uma outra estrutura, o epidídimo (semelhante a um cordão).
- É normal que um testículo seja ligeiramente maior que o outro.caso perceba durante o auto-exame algum nódulo, região endurecida ou dolorosa, crescimento anormal do testículo ou alteração no seu formato, procure o urologista para que ele realize uma avaliação mais detalhada.
Comments